Espaço dedicado às flores, identificando e descrevendo o modo de cultivar todo o tipo de flores, assim como cuidados a ter com as flores em jardim ou vaso. Dicas úteis para elaborar arranjos florais, identificando o significado associado a cada flor.

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Violeta, significado da violeta, e fotos de violeta


Significado de Violeta: Lealdade, modéstia, simplicidade

A violeta é uma planta de folhas verde escuras carnudas e levemente arredondas. A violeta africana, graças ao seu fácil cultivo dentro de casa, é uma planta muito procurada para quem deseja fazer uma decoração simples, porém bonita.
As violetas dão-se melhor em vasos de barro. Este tipo de vaso absorve o excesso de umidade que pode até apodrecer as raízes da planta. Deve ter um furo na base, para a drenagem da água das regas. Antes de receber a muda, é conveniente mergulhar o vaso em algumas horas para que as paredes fiquem úmidas, já que deste modo o material não roubará a umidade do solo. Deve-se formar uma camada de drenagem no fundo do vaso, colocando um pedaço de cerâmica sobre o orifício e enchendo o vaso com a terra. Pode ser usada uma mistura com duas partes de terra de jardim, duas de terra vegetal e uma vermiculita. Deve plantar a muda, centralizando a raiz e molhando até a água escorrer para o prato. Jogue o liquido fora e regue novamente.


A terra em que estiver plantada não deve ser encharcada, pois o excesso de água provoca o apodrecimento das raízes. As raízes das violetas são muito sensíveis, sendo importante que a terra usada no plantio seja uma mistura de boa qualidade, com boa aeração.

O plantio das matrizes e mudas não deve ser muito profundo, pois isso provoca o apodrecimento da planta.
O melhor é fazer uma pequena cavidade com o dedo e introduzir uma folha sadia, sem enterrar. Essa folha será a matriz que irá originar as mudas. Quando isso começar a acontecer, torna-se necessário retirar a folha matriz para forçar o crescimento independente.
As aplicações de adubos são necessários, durante todo o ciclo (ex. nitrato de cálcio, uréia e nitrato de potássio).
O melhor local é aquele com boa luminosidade, mas sem incidência direta dos raios solares. A temperatura ideal para as violetas varia de 22 a 24 graus centígrados, o mínimo é 15 graus e o máximo 30 graus. Com pouca luz, elas não florescem; com muita, são capazes de florescer, mas suas folhas ficam queimadas nas bordas. A luz solar filtrada pelo vidro de uma janela, por exemplo, e temperaturas em torno de 25 graus C formam o ambiente ideal para a planta. Se for colocar o vaso no parapeito da janela, uma boa dica para garantir o crescimento simétrico da violeta é ir virando o vaso, semanalmente, obedecendo sempre o mesmo sentido.


Deve-se manter o vaso no prato, em lugar fresco, com luz indireta.
O maior pecado é molhar a copa e as folhas da violeta. Para que não apodreçam, o melhor é colocar água no pratinho. Cuidado, no entanto, para não afogá-las, já que respiram pelas raízes. No verão, deve molhar duas vezes por semana e no inverno, uma vez só. A cada mês, deve fazer uma rega por cima, deixando que a água leve embora os sais minerais que se concentram sobre o solo prejudicando-o. Importante, ferva a água ou deixe descansando um dia para que o cloro, tão odiado pelas violetas, evapore.
Para a adubação, alterne os fertilizantes orgânicos (origem animal ou vegetal, como esterco e farinhas de osso e de peixe) com os inorgânicos (derivados do refino do petróleo ou de extrações minerais). O NPK (nitrogênio + fósforo + potássio) é um fertilizante inorgânico apreciado por essas plantas. Vem no teor desejado e pode optar pela composição 10-10-5.
A temperatura ambiente é aceitável até um mínimo de 18 graus centígrados.