Espaço dedicado às flores, identificando e descrevendo o modo de cultivar todo o tipo de flores, assim como cuidados a ter com as flores em jardim ou vaso. Dicas úteis para elaborar arranjos florais, identificando o significado associado a cada flor.

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Magnólia, significado da magnólia, e fotos de magnólias


Significado da Magnólia: Amor à natureza, simpatia

Planta originária da América e da Ásia. Apenas duas espécies são nativas do Brasil. Seu porte elegante, suas folhas alternas, brilhantes, firmes e suas opulentas flores de suave perfume fazem-na desejada para ornamentação de parques e jardins. As magnólias produzem grandes flores brancas ou de cores pálidas, de forma cônica, e grandes folhas.
A magnólia precisa de um solo rico e fresco, logo deve ser plantada em solo húmido, rico em terra vegetal, de preferência de composição ácida a neutra. Deve ser colocada em locais de sol ou sombra parcial, abrigada de ventos fortes e com muito espaço, visto possuir um sistema radicular desenvolvido (raízes) e uma copa grande.
Reproduz-se por sementeira e mergulhia (colocar a planta para ganhar raiz), no entanto, o seu transplante é delicado e difícil. Deve-se semear ou enraizar no Outono e proceder à mergulhia no início da Primavera.
No início da Primavera, as raízes devem ser protegidas com uma mistura de estrume e húmus, sobretudo em situações de solos secos.
Podar no final do Inverno ou início da Primavera, quando ainda está em dormência, por forma a retirar os rebentos mal colocados.