Espaço dedicado às flores, identificando e descrevendo o modo de cultivar todo o tipo de flores, assim como cuidados a ter com as flores em jardim ou vaso. Dicas úteis para elaborar arranjos florais, identificando o significado associado a cada flor.

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Jasmim, significado do jamim, e fotos de jasmins


Significado do Jasmim: Amor, beleza delicada, graça

Jasmim é o nome comum pelo qual são conhecidas as espécies do gênero Jasminum L., da família Oleaceae, nativas do Velho Mundo. Seu nome vem do árabe Yasamin,que por sua vez foi emprestado do persa. São em sua maior parte arbustos ou lianas, de folhas simples ou compostas. As flores são tubulares, com pétalas patentes, raramente maiores do que dois centímetros de diâmetro, quase sempre muito perfumadas. Quase todas as espécies possuem flores brancas, mas há algumas de flores amarelas ou rosadas.
São plantadas em jardins. Gostam dos climas ameno ou quente e úmido, não tolerando geadas em ambos os casos. São pouco exigentes com o solo, com exceção de algumas variedades que preferem solo arenoso e rico em matéria orgânica. Precisam ser regada uma vez por semana na primavera e verão e duas ou três vezes por semana no inverno. Ou, dependendo da variedade, precisam ser regadas freqüentemente nos primeiros meses após o plantio e uma vez por quinzena quando não chover. Ou ainda, de duas a três vezes por semana nosmeses quentes e uma vez no mês frios. A luminosidade necessária também vai mudar de acordo com a variedade. Essas plantas gostam de sol pleno em locais frios e meia sombra nos locais quentes, ou meia?sombra, mas precisando de muita luz no verão, apesar de não suportar sol direto entre 10 e 17 horas. Essas plantas precisam de podas anuais para renovação, assim como podas simples, tirando fora os ramos secos, doentes ou malformados.
São plantas que podem ser cultivadas em grandes vasos para decorar áreas externas. Para que elas subam em estruturas, sendo cultivadas como trepadeiras, precisam ser devidamente acompanhadas e tutoradas. Elas podem crescer bem em ambiente com meia sombra, inclusive dentro da casa.